Lista 7 – Os Melhores Jogos Eletrônicos

Tenho 32 anos e jogo videogame desde os 6. Tive contato com a grande maioria dos consoles desde o Atari. Sem dúvida foi um desafio listar apenas 7 dos melhores games que tive o prazer de jogar. Ainda se fosse um “top 20” eu acho que muita coisa boa ficaria de fora.

Pra tentar justificar minha lista dei nota a 4 quesitos que, na minha opinão, tem muita importância na avaliação de um jogo. Que são esses: gráficos, dificuldade, jogabilidade e música/efeitos sonoros. Claro que isso levando em consideração a capacidade de cada console. Não dá pra comparar, por exemplo, os gráficos do R-Type com o do Fallout 3. Mas o shooter da Irem era muito bom em todos os quesitos, comparados aos outros jogos da época.

Press start e confira a minha lista:

#7 – Fallout 3
Console: Xbox
Gênero: RPG / Shooter
Gráficos: 9,5
Dificuldade: 8,0
Jogabilidade: 9,5
Música / efeitos sonoros: 9,5
Joguei apenas uma vez, mas meu último save game marca 174 horas de jogo. Levando em conta apenas as horas jogadas, acho que esse game fica atrás só de R-Type e Phantasy Star.
O enredo, a jogabilidade, os gráficos, enfim, tudo funciona mto bem e deixa o jogo agradabilíssimo. Tão agradável que cheguei a deixar de sair num sábado pra passar o dia e a noite jogando. Serião.

#6 – White Water
Console: Fliperama
Gênero: Pinball
Gráficos: –
Dificuldade: 8,0
Jogabilidade: 9,5
Música / efeitos sonoros: 9,0
Geralmente vc precisa conhecer bem a máquina de pinball para joga-la de maneira satisfatória. Não pense que o jogo se limita a não deixar a bola cair no buraco do meio. Mtas máquinas tem uma história pra ser seguida e uma sequência de rampas certa pra se jogar a bolinha.
Depois que vc “pega a manha” das rampas do White Water, o jogo flui (!!!) que é uma beleza.
Me lembro que eu e meus amigos (em especial o Marcos e o Jun) perdíamos horas jogando depois das aulas à tarde. Tempo bão…

#5 – The Secret of the Monkey Island 2 – Le Chuck’s Revenge
Gênero: RPG
Console: PC
Gráficos: 9,5
Dificuldade: 8,0
Jogabilidade: 9,5
Música / efeitos sonoros: 8,0
Possivelmente um dos games mais engraçados que eu já joguei. Vc é Guybrush Threepwood, o personagem mais estabanado de todos os RPG’s da Lucas Arts. E o mais legal disso é que mtos RPG’s deste desenvolvedor vc simplesmente não morre! Ou seja: pode jogar sem medo e tentar fazer absolutamente TUDO que não há chances de aparecer “Game Over” na tela.

#4 – Super Mario 3
Gênero: Plataforma
Console: Nintendo
Gráficos: 9
Dificuldade: 7,5
Jogabilidade: 10
Música / efeitos sonoros: 9,5
O melhor desse game era a relação jogabilidade / dificuldade. Não era mto difícil e ao mesmo tempo mto gostoso de jogar. As passagens secretas e warp zones deixavam o jogo ainda mais legal.

# 3 – Indiana Jones and the Fate of Atlantis
Gênero: RPG
Console: PC
Gráficos: 9,5
Dificuldade: 8,5
Jogabilidade: 9,5
Música / efeitos sonoros: 8,0
Esse jogo é muito interessante por alguns aspectos:
1º: Vc jogava durante a apresentação dele.
2º: E um determinado momento do jogo vc podia optar em tomar 3 caminhos diferentes. Seriam 3 jogos diferentes com o mesmo enredo e, no final, todos os 3 chegariam ao mesmo destino.
3º:O enredo é tão bom que seria uma perfeita continuação da série de filmes.
O jogo é irado e, como toda aventura do Indiana, tem várias situações cômicas. Sem contar que me ajudou muito a melhorar meu vocabulário em inglês.

# 2 – R-Type
Gênero: Shooter (“navinha”)
Console: Fliperama
Gráficos: 10
Dificuldade: 10
Jogabilidade: 9
Música / efeitos sonoros: 10
Primeira versão que eu joguei foi de Master System. Tinha uma manha pra conseguir invencibilidade, que deixava o jogo extremamente sem graça, já que nada te destruía. Depois de terminar o jogo umas 391 vezes no modo invencível (isso que eu achava SEM GRAÇA, hein) resolvi enfrentá-lo “na raça”. Daí foram meses e meses em frente a TV tentando passar – principalmente – daquela maldita 7a fase. Mas valeu pena: consegui zerar o jogo sem pegar um continue sequer.

# 1 – Phantasy Star
Gênero: RPG
Console: Master System
Gráficos: 9,5
Dificuldade: 9,5
Jogabilidade: 9,5
Música / efeitos sonoros: 10
Não consigo calcular o tanto de horas que já passei jogando Phantasy Star. Por se tratar de um RPG (Role Playing Game), o jogo é consideralvemente extenso e para terminá-lo é necessário no mínimo umas 12 horas.
O meu amigo (sim, o Marcos) tinha o cartucho mas, não sei como, a bateria de save game resolveu parar de funcionar. Daí a única maneira de terminar o game era jogando initerruptamente, sem desligar o console. Então numa noite de sábado eu, Marcos e Diego começamos uma “maratona Phantasy Star”. Ficamos das 23h até quase 12h do dia seguinte jogando sem parar. Como conhecíamos o jogo de cor, enquanto um tirava um cochilo os outros iam jogando e assim revezávamos em turnos.
Hj eu tenho um CD “Sega Classics” com essa obra prima e uma vez por ano pego pra jogá-lo no XBox.

Confira a lista da aniversariante do dia, a Carol. Vejam tb a lista do Ricz e do Master.

Advertisements

4 thoughts on “Lista 7 – Os Melhores Jogos Eletrônicos

  1. Pingback: Lista 7 – Games para a vida toda | Não Contém Glúten

  2. Pingback: Lista 7 – Games para a vida toda « Ovo Colorido

  3. Caravaggio, Anselmo!!!
    Nunca tinha clicado no link do seu blog.
    Fiz agora pela primeira vez: o seu jogo número 5 da lista é o meu preferido de todos os tempos!!!!

    Vou continuar a leitura.

    Abraço por trás

  4. Pingback: Lista 7 – Games Para a Vida Toda | Mochilaremos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s